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Perturbação de Hiperatividade de Défice de Atenção (PHDA/TADH)

Clinical Practice Guideline for the Diagnosis, Evaluation, and Treatment of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder in Children and Adolescents

https://publications.aap.org/pediatrics/article/144/4/e20192528/81590/Clinical-Practice-Guideline-for-the-Diagnosis

PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO

 

PONTO PRÉVIO

As crianças felizes falam alto, estão no seu mundo, correm, saltam e brincam até à exaustão (delas e dos pais)... e é preciso repetir-lhes as coisas vezes sem conta. A isso chama-se infância! A isto chama-se felicidade! E está tudo bem!

 

No entanto, de acordo com o DSM-5, importa compreender que SINAIS DE ALARME de PHDA/TDAH devem fazer os pais questionar o seu Pediatra.

 

SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE

Movimenta ou torce mãos/pés com frequência

Sempre a mexer-se pela sala de aula ou outros locais

Corre e trepa de forma excessiva e desadequada

Dificuldade em brincar tranquilamente

Age como se estivesse "ligada à tomada"

Fala demais

Responde às perguntas de modo abrupto, antes mesmo que elas sejam completadas

Dificuldade em aguardar a vez

Interrompe os outros ou intromete-se

 

SINTOMAS DE DESATENÇÃO

Não presta atenção a detalhes ou comete erros descuidados

Dificuldade em manter a atenção em tarefas na escola ou jogos

Não parece prestar atenção quando se fala com ela

Não acompanha instruções e não completa tarefas

Dificuldade em organizar tarefas e atividades

Não gosta ou evita tarefas que requerem esforço mental durante longos períodos

Frequentemente perde objetos necessários para tarefas ou atividades escolares

Distrai-se facilmente

Esquecida nas atividades diárias

 

Ainda assim,

Para ser considerado o diagnóstico de PHDA/TADH é necessário que estes sintomas:

 - Estejam presentes há ≥ 6 meses

 - Sejam mais intensos do que o esperado para a idade da criança

 - Ocorram em pelo menos 2 situações (p. ex., casa e escola)

 - Estejam presentes antes dos 12 anos de idade (pelo menos alguns sintomas)

 - Interfiram em sua capacidade funcional em casa ou na escola

 

O tratamento é essencial para o desenvolvimento (imediato e futuro) destas crianças. As melhores estratégias passam por terapias cognitivo-comportamentais nas especialidades de:

- Psicologia

- Terapia Ocupacional

 

Em casos selecionados, poderá haver necessidade de medicação específica.

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